Como manter a produtividade no Home Office

Como manter a produtividade no Home Office

Sonhos, faculdade e o emprego da sua vida. Um consultório ou escritório todo mobiliado, com uma decoração fantástica, mesas, cadeiras e todos os móveis em perfeita harmonia, seguindo todos os princípios de ergonomia, quando de repente: você terá que trabalhar em Home Office.

Essa foi a grande surpresa para muita gente, neste primeiro semestre de 2020. Muitos talvez já tivessem experimentado essa modalidade, ou mesmo já faziam o famoso Home Office, outros porém, foram forçados a experimentar algo novo. E a grande pergunta é: como você está se saindo?

A resposta vai depender provavelmente da condição em que você se encontra. Talvez você não tenha filhos e tem um cantinho gosto na sua casa, onde pode colocar o seu computador enquanto trabalha e toma uma boa xícara de chá ou café. Ou talvez, assim como eu, você tenha filhos pequenos e o Home Office é um desafio em conciliar a atenção no trabalho e nas crianças. Talvez você seja disciplinado e o seu trabalho esteja fluindo perfeitamente. Ou talvez você não tenha tanta disciplina e esteja acordando em horários diferentes, ficando entediado e sentindo falta daquela energia e do contato com as pessoas. 

A resposta certa então, é que não existe um padrão. Cada um deve estar experimentando uma realidade diferente e lidando com seus próprios desafios, que vão desde seus hábitos até suas limitações físicas, como o seu computador ou a conexão com a internet. 

Mas para te dar uma força neste momento, vamos dar algumas sugestões, baseadas em especialistas e também no nosso conhecimento empírico, forçado por esta quarentena. 

1 – Acerte sua internet

Uma reclamação comum de usuários é que a internet não chega em todos os cômodos de casa ou que a conexão é lenta ou ruim. Nossa dica é para o modem seja posicionado no cômodo central da casa (ou perto do seu computador ou dispositivo), em local alto e longe de espelhos ou cercado por paredes ou objetos. Uma outra dica é que caso o modem esteja longe do seu computador ou mesmo se você quer uma conexão mais rápida e segura, utilize um cabo de rede para conectar o seu modem com o computador. A conexão melhor muito!

2 – Ajuste a Ergonomia

Nada de trabalhar jogado no sofá com o computador no colo! A ergonomia é simples e ajudará você a se concentrar, evitar dores e ser mais produtivo. Tente achar um cantinho – caso não tenha um – com uma mesa para apoiar o seu computador. Procure deixar perto de uma tomada para não ter fios pela casa. Escolha uma cadeira confortável e ajuste a tela para que sua visão esteja em uma linha frontal ⅓ abaixo do topo da tela. Use apoios como livros por exemplo para ajustar a altura. Isso ajudará você a manter uma postura mais erecta e evitar dores ou sobrecargas de peso. 

3 – Mantenha a Rotina

De acordo com especialistas, a melhor forma para manter a produtividade é estabelecer uma rotina parecida com a que você tinha no consultório / escritório. Procure se levantar em horários regulares, se arrume e estabeleça horários para iniciar e finalizar suas atividades.

4 – Exercite-se

Estar em casa não significa ficar parado o dia todo, ainda mais sentado na frente do computador. Fazer exercícios em casa pode ser mais simples do que parece e pode evitar dores ou problemas de saúde. A Laboral Time, empresa de Ginástica Laboral e parceira do BoaReserva.com criou um canal no Youtube, com dica e exercícios práticos para fazer em casa e manter a postura e a saúde. Acesse o canal deles por aqui. 

5 – Alugue uma Sala Privativa

Se você tem interrupções diárias, filhos pequenos, não tem uma boa internet, ou qualquer outro motivo e força maior, talvez a opção seja sublocar uma Sala Privativa, de algum proprietário particular ou de um coworking profissional. Assim você poderá trabalhar em um espaço adequado, sem interrupções (e aglomerações) e ser produtivo. No BcoaReserva.com temos vários anunciantes com opções excelentes a um custo extremamente baixo. Vale a pena conferir.

EntrarBoaReserva.com

Para um login ou registro mais rápido, use sua conta social.

ou

Os detalhes da conta serão confirmados por e-mail.

Redefinir Sua Senha